Regras de etiqueta para o Japão

cultura Japonesa

Vai para o Japão à passeio, negócios ou visitar um amigo ou parente? Cuidado com as diferenças culturais que podem colocá-lo(a) numa saia justa! Siga as dicas abaixo para evitar situações desconfortáveis:

  • Retire seus sapatos antes de entrar na casa de uma família japonesa

Essa é uma das poucas regras inquebráveis no Japão. Eles não aliviarão só porque você é estrangeiro. Algumas escolas, hotéis e pousadas tradicionais também seguem a tradição.

costumes no Japão

  • Ao visitar a casa de alguém, leve um presentinho.

omiyage_japao

Quando for convidado para ir à casa de uma família japonesa,  é de bom tom levar uma lembrancinha ou Omiyage (geralmente comida). Dê preferência à comida típica de onde estiver vindo (ou de seu país ou de outra região do Japão). Ao entrar, diga: o-jama shimasu (com licença, desculpe incomodar).

  • Não assoe o nariz em público

assoar-nariz

Evite assoar o nariz na frente dos outros e nunca utilize lenços de pano (orientais sempre utilizam de papel). E jamais guarde-o no bolso após usá-lo. Jogar no chão, nem pensar – dá multa.  Esse hábito de assoar o nariz em público é considerado rude e anti-higiênico.

  • Seja sutil com suas opiniões

Procure ser sutil com suas opiniões. Para não incomodar a harmonia do grupo, eles possuem o chamado  honnetatemae (opinião pública).

honne-e-tatemae

É uma regra flexível que consiste em concordar o quanto for possível com as pessoas ao seu redor. Por esse motivo eles são ruins em debates com assuntos sérios em público. Honne é sua opinião verdadeira – o que você pensa de fato, mas não fala abertamente – deve ser guardada para familiares ou amigos íntimos.No Japão, a sua postura em público deve estar acima de sua “intenção verdadeira”. Também não interrompa quando estiverem falando ou em silêncio pensando numa resposta. Pequenas pausas silenciosas entre conversas ou discussões são normais.

  • Não encha o seu próprio copo

enchendo-o-copo-japao

Quando for beber, não é educado encher seu próprio copo. É tradição, para um grupo de consumidores de bebida alcoólica, encher os copos dos colegas . É um gesto de companherismo e demonstra respeito. O objetivo é que haja tantas rodadas de bebida até que  todos tenham enchido o copo uns dos outros.

Para brindar, diga KANPAI – Em hipótese alguma diga “Tim Tim”. Essa é uma expressão usada para crianças se referirem ao órgão genital masculino.

  • Tomar sopa fazendo barulho

bebe-japones

 

Em países ocidentais não é educado, mas no Japão, pode fazer barulho ao sorver a sopa e deve-se levar o prato até a boca. Os japoneses dizem que, a inalação de ar ao comer, melhora seu gosto.

Antes de comer ou beber diga: itadakimasu que significa “receber humildemente”. Um gesto de gratidão ao receber a comida.

  • Não desperdice comida

comida-japonesa

Na filosofia budista, não convém deixar comida no prato. Desde que algo, animal ou vegetal,  deu sua vida para que você saciasse sua fome, é um desrespeito desperdiçá-lo.

  • Leve muito à sério os cartões de visitas

trocando-cartoes-de-visitas

Meishi – costume de dar e receber cartões, é uma formalidade levada muito à sério – o cartão é uma extensão do indivíduo. Deve-se acolher o cartão com as duas mãos com cuidado, prestar atenção no que está escrito e aproveitar a ocasião para fazer perguntas, como,por exemplo, como se pronuncia o sobrenome que está nele. Jamais guarde o cartão no bolso da calça – é considerado grave ofensa.

Lembre-se das regras, bom viagem e carregue seu bilhete de seguro viagem  Assist-med sempre com você!

fontes: bootnall.com, Japão em Foco e Cultura japonesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s